Hormônio chamado endorfina que é produzida pela hipófise e se espalha por todo o corpo através do sangue. As endorfinas são um grande grupo de peptídeos, produzidos pelo sistema nervoso central e pela glândula pituitária. Como atuam nos receptores opiáceos em nosso cérebro, elas reduzem a dor e aumentam o prazer, resultando na sensação de bem-estar. São liberadas em resposta à dor ou estresse.
Existem algumas formas de liberar esse hormônio como: ouvir música, relacionamentos interpessoais, ou exercícios físicos.
A atividade física, por exemplo, não precisa ser intensa ela precisa ser um pouco prazeroso. Ou seja, não precisa ser correndo 10km, uma excelente aula yoga libera endorfina. É preciso que experimente a variedade de exercícios para se adequar as necessidades e contextos.
Questões financeiras podem ser um obstáculo mas para esse problema tem uma solução, correr ou fazer caminhadas em parques ou praças na cidade ouvindo uma boa música já ajuda muito. Olha aí a música sendo agregada ao exercício e juntos liberarão a endorfina.
Praticar a gratidão também liberdade esse hormônio. Já pensou no final do dia parar para observar o que aconteceu, o que se conseguiu fazer, algo inesperado que surgiu? Talvez não falte motivos para agradecer, mesmo num dia difícil.
Marcar encontro com os amigos, de outras épocas ou de vivência atual não há nada melhor. Por isso gosto tanto do café, não só pela substância mas por estamos juntos conversando liberando endorfina. Cafeterias são lugares lindo e agradáveis. Mas pode-se promover um encontro em qualquer lugar, o que importa mesmo aqui são as companhias.
Montar uma playlist com o nome: “Vamos liberar endorfina”. Com músicas que quando você escuta se sente bem. Feliz . Nada de música melancólica que vão te fazer chorar. Querem uma lista prontinha? Me mandem email posso compartilhar a minha com vocês. Mas reforço que é pessoal e se você montar a sua vai ser melhor ainda.
Entendendo que prazer e bem estar, está diretamente ligada a essa e outras substâncias, ficar parado não vai fazer com que seu humor regule. Falo por exemplo quando tratamos pacientes com depressão, mesmo que não estava se sentido bem, ou com vontade instruir para o paciente a ativação comportamental fará com que ele exerça algumas tarefas que farão com que esse paciente sinta prazer gradualmente.
Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Oxford revelou que as emoções elevam os níveis de endorfina. Até mesmo a comoção com filmes tristes estimula a produção da substância. Isso porque as mesmas áreas do cérebro que suportam ou respondem à dor física também estão envolvidas na dor psicológica.
Portanto o que acha de, todos os dias através de algumas formas que já citei, você buscar produzir esse harmônio em seu corpo e sentir seus efeitos positivos. Mas vale lembrar que as vezes o próprio corpo pode está com deficiência na produção da endorfina. E se for o caso não deixem de buscar um profissional para investigar e repor essa substância. Talvez uma forma de perceber essa deficiência é se percebendo mais irritado, ansioso ou depressivo.
E tudo na vida é equilíbrio, também não achem que a endorfina será liberada constantemente uma vez que você faça algo que sugeri. Afinal podemos passar por situações desagradáveis que coerentemente irão ativar emoções desconfortáveis. Esse desconforto mesmo que ruim está ali para te convidar a perceber o que está acontecendo o que você pode fazer diante daquela situação. Depois ela vai passar e você voltará a sentir o prazer diante da vida e buscar meios para endorfina seu dia
Gostaram das dicas? Me contem então como ficou a semana de vocês.
Quando estou no meu lado saudável gosto de música, tipo Marília Mendonça, uma boa caminhada, e fazer palhaçada prá os outros rir
Excelente a musica ajuda muito.