É importante avaliar a efetividade e a segurança da psicoterapia. Você já parou para pensar nisso?
Atualmente tem se dado a devida importância nas condutas baseadas em evidências, e não seria diferente com a psicologia. Mas o que significa psicologia baseado em evidências? É a avaliação extensa de técnicas psicoterápicas, para testar sua eficácia/efetividade, especificando em que condições elas devem ser usadas e para quais pacientes são indicados. (ROTH E FONAGY, 2005).
Atualmente existem mais de 400 modalidades de psicoterápicas, referenciadas em livros, congressos e artigos científicos. Porém um pequena parcela teve seus resultados avaliados e testados quanto a sua eficácia, especificando para que condições ela deve ser aplicada e para quais pacientes.
Cabe destacar que outras ferramentas são também importantes na hora de avaliar o psicoterapeuta que vai te ajudar. Como seu tempo de formação, especializações, supervisões. As atualizações são constantes e o profissional precisa ficar atento.
A Terapia Cognitivo Comportamental é baseada em evidências com alto nível de confiança e validade. E esse é um bom artigo para você saber mais sobre o assunto que pode te dar mais confiança na hora de escolher sua psicoterapia: Prática Baseada em Evidências em Psicologia e a História da Busca pelas Provas Empíricas da Eficácia das Psicoterapias, de Jan Luiz Leonardi & Sonia Beatriz Meyer (2015). O artigo está disponível nesse site para baixar no espaço “Materiais”.
E para você que é da área indico também o livro: Psicologia Baseado em Evidências de Tamara Melnik e Álvaro Atallah para você ter maior conhecimento sobre o assunto.
Até a Próxima.