O que é viver no mundo de altas cobranças sendo você imperfeito? Atualmente nos deparamos num ciclo de críticas e julgamentos em busca de excelentes resultados. Porém o maior crítico sobre o que fazemos, somos nós mesmos.
Como disse, somos imperfeitos. O que quer dizer que falhamos, que nem sempre daremos conta de tudo ou que tudo sairá como planejamos. Mas uma vez que a falha acontece a sensação de fracasso é ativada e com isso uma cascata de críticas, julgamentos e punições. Ativando assim sensações desconfortáveis como ansiedade e angústia. Mas também a ativação de modos como fuga em enfrentar novos desafios, ou o medo de enfrentar na certeza de que irá fracassar.
Contudo percebo que junto a essa cobrança e busca pelos altos resultados, existem grandes metas e exigências que muitas vezes fogem do alcance. Reforçando assim sua incapacidade em ser bom em alguma coisa, e intensificando a autocrítica.
Sendo assim temos um cenário esperado na saúde mental que é o índice considerável de pacientes buscando ajuda psicológica e até psiquiátrica em virtude das sequelas físicas e emocionais do excesso de cobranças e críticas.
Te pergunto: Quando sua autocrítica te ajudou a ser melhor do que o que você já é? Mas uma coisa você deve ter percebido, que essa autocrítica tem levado você a um relacionamento consigo mesmo intenso e difícil, afetando assim sua autoestima.
A autocompaixão é um caminho para a busca de uma boa autoestima. Que acontece quando você reduz a autocrítica, abrindo mãe de ser perfeito. Exercer essa autocompaixão é o mesmo que exercer a compaixão. Ou seja, quando alguém que você gosta ou conhece, falha, naquele momento você consegue acolher a dor dele, tenta faze-lo compreender sua capacidade humana ceia de limites e falhas, associando a sua história de vida e experiências vividas. Você também não deixa de amar e admirar esse amigo uma vez que ele não é perfeito. Isso é compaixão, fazer o mesmo por você é autocompaixão.
Lembrando que nem sempre estamos com a autoestima elevada, mas praticar sempre a autocompaixão pode fazer você se sentir melhor consigo com mais frequência.
Então é isso, entender a autocompaixão é necessário para em seguida colocar em pratica. Exercite você vai se surpreender com o resultado.
Abraços e até a próxima.
Fabrícia Costa.
Texto baseado do livro: Autocompaixão: Pare de se torturar e deixe sua insegurança para trás. Da autora Kristin Neff.
Excelente reflexão!! Precisa ser um exercício diário a prática da autocompaixão!
Obrigada por vir aqui aproveitar o conteudo. Beijos